Van Ruin (Rosali Van Duin, Rui Azevedo e Manuel Mesquita)

Ficha Técnica

Performance musical na Capela do Calvário em Gondarém

O projeto Van Ruin começou no início deste ano musicando e recitando poemas de William Blake. O primeiro ensaio foi gravado de forma básica e o resultado foi logo satisfatório. Nesta residência artística um dos desafios foi o de cantar e recitar em português, receando entrar num universo diferente. Não aconteceu e conseguiu-se seguir o mesmo rumo com poemas de poetas portugueses. Não querendo o perfecionismo, pelo contrário, foi assumido um estilo de quase improviso sobre os temas, correndo o risco de percorrer trilhos vor vezes desconhecidos. A linguagem musical utilizada é simples produzida por teclados, guitarras, voz e eletrónica. Assim foi na apresentação da residência artistica da freguesia de Gondarém no dia 25 de setembro. O local escolhido para a Performance Musical foi a Capela do Calvário. De estilo barroco, com a sua escadaria construída à semelhança do Santuário do Bom Jesus de Braga, a Capela do Calvário conferiu uma vibração especial ao evento, estabelecendo uma espécie de “ponte” entre um local de culto e uma obra artística que faz apelo à presença divina no quotidiano.

O trabalho no teclado foi conduzido por Manuel Mesquita com sonoridades de grande amplitude, entre o intenso e austero e o harmonioso meditativo. Rui Azevedo marca e consolida com expressões firmes este diálogo musical concertante. Rosali proporcionou, com a sua voz celestial, uma profunda experiência estética desencadeando um misto de sentimentos de dor, amor, paixão, tristeza e alegria, interpretando poemas de Fernando Pessoa, Antero de Quental, Miguel Torga, Castro Reis e David Mourão-Ferreira que têm em comum vários aspectos da natureza da alma humana.

Bastante matéria ficou de fora desta apresentação que será certamente aproveitado. Para concluir esta fase deste projeto, está previsto para logo que possível uma gravação em estúdio, aqui na região, ao estilo das sessões de ensaio realizadas em residência artística para a Bienal.

Van Ruin (Rosali Van Duin, Rui Azevedo e Manuel Mesquita)
Van Ruin (Rosali Van Duin, Rui Azevedo e Manuel Mesquita)
Van Ruin (Rosali Van Duin, Rui Azevedo e Manuel Mesquita)
Van Ruin (Rosali Van Duin, Rui Azevedo e Manuel Mesquita)